quinta-feira, 22 de abril de 2010

A hora do trabalhador

     
Estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontam que a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais sem redução de salário gerará mais de 2 milhões de novos empregos diretos.

A redução da jornada de trabalho, além de proporcionar novos empregos diretos, proporcionará maior qualidade de vida para o trabalhador e seus familiares, combaterá o número abusivo de horas extras e estimulará a capacitação profissional.

Outro fator que o levantamento apresenta é que a jornada de trabalho extrapola ás 44 horas oficiais, se contar o deslocamento da residência para o local de trabalho, com o gasto em média de mais de duas horas, além de cumprir horas extras que são obrigados a realizar sob pena de demissão.

Outro item que foi aprovado na Câmara dos Deputados referente a PEC das 40 horas é o aumento da hora extra de 50% para 75% da remuneração.

A redução da carga horária de trabalho, que é uma das maiores da América Latina, contribui também para diminuir o número de acidentes de trabalho; redução de doenças como a LER - lesões por esforço repetitivo.

E ainda sobrar tempo para estudos, qualificação profissional, lazer, convivência em família, entre outros tantos benefícios para a classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário