quarta-feira, 5 de maio de 2010

São João, uma das poucas cidades verde-azul

Uma avaliação do governo estadual mostra que a maioria das 645 cidades de São Paulo não valoriza como deveria o meio ambiente. De um total de 563 cidades analisadas, 72,3% não conseguiram obter o certificado de Município Verde e Azul.

Apesar disso, houve um avanço no ano passado em relação ao anterior, 2008, o número de cidades que receberam o selo e podem ser consideradas exemplos ambientais passou de 13,2% para 27,7%.

Nesse ano 100 municípios atingiram nota superior a 80 - em uma avaliação que varia de zero a 100 - e receberam o título de Município Verde Azul. São João da Boa Vista atingiu nota superior a 80 e ficou em 75º lugar.

O projeto foi lançado em 2007 com a intenção de descentralizar a pauta de meio ambiente, trazendo as cidades para o centro da questão.

No ano passado, 2008, menos de 10% dos municípios do Estado de São Paulo receberam o selo verde em avaliação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente. São João no ano passado ficou com avaliação inferior.

A partir da avaliação de setores como esgoto tratado, lixo, arborização, uso da água e poluição do ar, a secretaria estabeleceu um ranking ambiental do Estado.

Em 2009, as 645 cidades de São Paulo manifestaram desejo de participar. Apesar do interesse, 75 prefeituras não devolveram o formulário e deixaram de ser julgadas.

São João da Boa Vista agora recebe o reconhecimento de sua política de Meio Ambiente através do Certificado Município por sua avaliação ambiental, ficando a frente de 570 cidades paulistas no ranking estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário