quarta-feira, 9 de junho de 2010

Paulo Henrique Amorim entrevista Aldo Rebelo

Reproduzimos nesta postagem entrevista do deputado federal por São Paulo, Aldo Rebelo, ao Conversa Afiada:
Um editor de Ciência da Folha (*), Claudio Ângelo, na pág. A16, publica hoje artigo de furiosa crítica ao trabalho de Rebelo, sob o título “Parlamentar comunista vira ideólogo da bancada ruralista”.
Essa esdrúxula conversão – de um comunista à causa ruralistas – se deve, segundo o editor, à tentativa de Rebelo de “flexibilizar” o Código – e comprometer a proteção ao meio ambiente.
Os trechos principais da entrevista são:
Rebelo não quer “flexibilizar” o Código Florestal, mas proteger o meio ambiente e tirar da ilegalidade 90% dos produtores agrícolas brasileiros.
Principalmente, proteger os pequenos priprietários que não tem como cumprir a lei atual.
Por exemplo, quem consome arroz no Brasil comete um ato de ilegalidade.
Como o arroz é produzido em várzeas – aqui, na China e na Tailândia – e as várzeas são protegidas pela lei atual, quem come arroz consome um produto ilegal.
O relatório de Rebelo pretende proteger proprietários de 1, 2 ou 3 hectares.
E dar mais poder aos Estados para que regulem, dentro de linhas gerais de proteção ao meio ambiente, a ocupação, segundo as características regionais: o Amazonas não é igual a São Paulo.
Rebelo também assegura que o seu relatório preserva os rios permanentes, ao contrário do que diz o editor da Folha.
Este editor chega a acusar Rebelo de uma extravagância: querer naturalizar a jaca. Onde já se viu isso ?
Rebelo considera o editor da Folha um cosmopolita deslumbrado.
E explica que, entre muitos absurdos, houve quem cogitasse de retirar as jaqueiras das áreas públicas do Rio de Janeiro, já que as jaqueiras são “exóticas”, ou seja, não são tipicamente brasileiras.
De fato, lembra Rebelo, as jaqueiras chegaram da Índia no seculo XVII, mas no século XIX ajudaram a fundar a Mata da Tijuca.
Seria o caso, então, disse, Rebelo, com ironia, de requerer a naturalização da jaqueira.
E aproveitar para adicionar um pouco de senso de humor a este editor da Folha – lembrou Paulo Henrique.
Blog PCdoB de São João reproduz o Conversa Afiada: Paulo Henrique Amorim entrevista o deputado Aldo Rebelo


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário